Novo Orkut - Quem não tem, quer ter, quem tem, não gostou tanto.


A Google anunciou na semana passada mudanças no maior site de relacionamentos do país: o Orkut. Como estratégia de divulgação das novidades, escassos convites foram distribuídos pela rede - e disputados virtualmente a tapas. Nesta terça-feira, alguns usuários foram habilitados a chamar seus amigos para o ambiente reformulado. A reportagem convidou três seguidores de VEJA.com no Twitter para avaliar as novidades. Aos quatro, coube a tarefa de navegar pela rede social mais popular do Brasil e analisar suas novidades. Eles observaram itens com visual, organização de dados, problemas, ferramenta de busca, álbum e compartilhamento de fotos. Confira a seguir a avaliação de cada um deles e as notas que eles atribuíram às novidades. "A nova interface permite uma relativa customização visual. É possível incluir, em uma única página, vídeos e fotos", diz Eric Messa, un dos sorteados.



O Orkut mudou para manter sua hegemonia no país - são 26,6 milhões de cadastrados - e enfrentar seus rivais Facebook e Twitter. Segundo pesquisa Ibope Nielsen Online de outubro, o número de brasileiros no Facebook dobrou em cinco meses, chegando a 5,3 milhões de cadastrados. O Orkut sofreu uma queda de mais de um milhão de adeptos no mesmo período.

O que continua - Antes de iniciar a bateria de transformações, vale ressaltar que os dados dos usuários, bem como fotos, amigos, vídeos, aplicativos e mensagens não sofrem alteração alguma na migração da versão velha para a nova. As comunidades também continuam da mesma forma.

As novidades - A nova estrutura do perfil do usuário permite maior organização do fluxo de informações: isso porque todos os "amigos", "comunidades" e atualizações ficam visíveis na própria página principal. Fica mais fácil, assim, administrar contatos e ações na rede social.

Na área "Sobre mim", é possível adicionar não apenas texto, mas também fotos e aplicativos. Também será possível, a partir do perfil, produzir testemunhos por meio de vídeos.

A função de compartilhamento e envio de imagens é o principal destaque da ferramenta social. Há a opção de importar diversas fotos simultaneamente - e em poucos segundos. Um alívio para os aficionados da rede.

Além disso, o usuário poderá criar grupos para compartilhar imagens, incluindo pessoas que não estão cadastradas no sistema. A única funcionalidade que chega com a nova versão é o recurso de vídeo-chat, serviço que possibilita uma conversa entre amigos por vídeo.

Então, ficou com mais vontade de ter esse tal "novo orkut"? Sinto muito, mas não é tão fácil assim não. Renascendo a mania dos "convites" do orkut, essa nova versão, para você tê-lo é preciso que alguém que já tenha esse novo orkut te envie um também. Mas calma, também não é tão simples assim. Não é todo mundo que tem o novo orkut que pode enviar convites., só algumas pessoas sorteadas, ou seja, não se anime muito não, porque daqui que um amigo seu consiga o tal convite, talvez vocÊs nem sejam mais amigos.

Enjoy.

0 comentários:

Postar um comentário