Tecnologia no Carnaval de Salvador


[Erm... desculpa a demora pra postar, é que eu estava meio ocupado, ainda estou, na verdade, mas não poderia de postar sobre isso nem sobre a Campus Party, mas sobre a Campus Party, acho que vai demorar um pouco, mas enfim...]

Como todos sabem, todos os anos acontece o carnaval de Salvador, que já foi considerado como a maior festa de rua do mundo, que concentra mais de 2 milhões de pessoas por dia em 3 circuitos: o Dodô (Barra/Ondina), o Osmar (Campo Grande/Avenida 7) e o circuito Batatinha (Pelourinho).

O carnaval, apesar de não parecer, está repleto de tecnologia agregada. Ao longo dos anos, tecnologicamente falando, progrediu bastante. Ano retrasado, foram instaladas 2 câmeras de vídeo ao longo dos circuitos para que as pessoas, a partir do computador de casa, pudessem acompanhar a folia em tempo real. Ano passado, esse número aumentou para 12. Esse ano, segundo dados da PRODASAL (Companhia de Processamentos de Dados de Salvador), foram instaladas 20 câmeras de alta definição com um zoom que atingiria até 8KM.

Além da tecnologia relacionada à monitoração da folia, houve a tecnologia que foi empregada nos trios e na qualidade do som, em geral. O sistema de vídeos na frente do trio foi muito bem explorado, com muitas novidades. Na frente de um dos trios, tinha até uma animação feita com BuddyPokes [sim, aquele aplicativo do orkut para crianças de 9 anos que não sabem se expressar pessoalmente].

Outra novidade, talvez a maior de todas, foi a implementação de uma rede wireless criada pela COGEL (Companhia de Governança Eletrônica do Salvador). O nome da rede era COGELCARNAVAL2010, possuia 1MB de velocidade e servia para os twitteiros de plantão, as emissoras e os diversos websites que atualizavam a situação da folia em tempo real, seja por notebook, Iphone ou qualquer gadget/aparelho eletrônico com acesso à internet.

Enfim, para quem pensava que o carnaval era uma festa primitiva, estava muito enganado. A tecnologia no carnaval não está só presente na música eletrônica, recém-adicionada ao repertório da folia, mas também em outros campos, para um melhor conforto e comodidade dos foliões.

Dentro de alguns anos, segundo a PRODASAL, os trios serão substituídos por robôs semelhantes aos de Transformers cada que serão controlados por profissionais da NASA e carregarão 3 caixas de som com mais de 2 toneladas cada. #BRINKS

Enjoy.

4 comentários:

Conrado disse...

vc se acha o engraçado falando mal do carnaval né?
pois saiba que eu acho qua a tecnologia tá de bom tamanho, veja o avanço incrivel que aqueles carros de som tiveram ao longo de longos 50 anos. Passaram de uma fubica a uma jamanta.

Wesley Miranda disse...

Eu falei bem do carnaval. Ôxe. SUAHUSAUHSHAS

Victor Brasileiro disse...

MIRANDA falando bem do carnaval...
isso sim eh evolução!
(ó o vacilo, eu usavao buddypoke até ano passado)

Rebeca T. disse...

Coradinho sempre muito simpático.

Postar um comentário